Quais são os recursos da hospedagem de sites?

Quais são os recursos da hospedagem de sites?

Você conhece quais são os recursos da hospedagem de sites, além da importância desse fator para a sua página eletrônica? Confira, a seguir, algumas dicas bastante relevantes para o seu site!

Para que o funcionamento de um site aconteça de forma efetiva, é necessário que ele esteja disponibilizado em um servidor. Dessa forma, é necessário que a página esteja hospedada em um servidor que tem a função de armazenar e disponibilizar o endereço na internet.

Existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço e costumam manter milhares de servidores em funcionamento para que os dados dos sites estejam seguros e possam ser acessado o tempo inteiro. Separamos alguns recursos que as empresas costumam disponibilizar para quem contrata o seu serviço de hospedagem de site. Confira!

recursos de hospedagem da hospedagem de sites

Espaço em disco

Esse recurso faz referência a quantidade de espaço que uma página pode ter dentro de um servidor. Algumas empresas oferecem pacotes mais vantajosos e que possuem mais espaço em disco e até mesmo espaço ilimitado.

Note que é importante observar se no pacote já estão incluídos o espaço para o  email, uma vez que esse serviço costuma ocupar muito espaço em disco. Preste atenção também ao fato que a hospedagem ilimitada não significa que você tenha todo o espaço para colocar tudo que deseja armazenar, mas sim, que o seu site não tem limite de espaço.

Transferência (ou tráfego)

Esse termo faz referência a quantidade de dados que podem ser usados nas transferências quando alguém acessa a sua página. Isso acontece porque cada usuário faz download de alguns arquivos ao entrar no site.

Os pacotes oferecidos pelas empresas seguem o mesmo esquema do pacote de espaço em disco. É exatamente esse recurso que vai determinar a quantidade de pessoas que podem acessar seu site de forma simultânea.

Domínios

O domínio é o endereço propriamente dito que digitamos no navegador para acessar o site, como por exemplo: www.google.com.br. A hospedagem pode permitir o registro de apenas um domínio ou um conjunto deles.

Se você possui apenas um site, opte pelos pacotes mais básicos e mais vantajosos financeiramente.

Contas de e-mail personalizadas

Ao criar um domínio para o seu site é possível criar contas de email personalizadas. Para exemplificar,  se você tivesse registrado o domínio do site “www.sol.com.br“, você terá direito a e-mails com o mesmo domínio, como por exemplo: suzana@sol.com.br

O acesso desse e-mail poderá ser feita por programas de acessos de caixas eletrônicas, sendo possível acessá-las até mesmo pelo celular. O serviço de correio eletrônico é, em geral, oferecido pelas empresas que trabalham com a hospedagem de sites. Mas preste atenção: observe sempre a quantidade de contas permitidas e as possibilidades de armazenamento. Avalie se a proposta feita corresponde às suas necessidades.

Linguagem de dados

A linguagem utilizada pelas páginas na internet é o HTLM. Porém, saiba que existem outras linguagens que também pode ser utilizadas. Ao contratar um plano de hospedagem observe se o servidor oferecido pelo pacote corresponde a linguagem utilizada pelo seu site. Outro ponto importante são os bancos de dados, que servem para armazenar as informações da sua página.

Nesse caso, vale a pena analisar qual o tamanho de banco de dados que será suficiente para o seu site. 

Painel de controle da hospedagem

Os pacotes também costumam oferecer um painel de controle para os clientes. É por meio desses comandos que será possível organizar e gerenciar o site e sua hospedagem. Através dele você poderá criar emails, modificar senhas, ajustar domínios e iniciar um banco de dados. Em poucas palavras é como se fosse a “ cabine de comando” do seu site.

Assim, se você está pensando em investir no mundo do e-commerce e está em dúvida sobre qual serviço de hospedagem utilizar, nossa dica é ficar bastante atento e analisar que tipo de serviço será suficiente para a sua demanda. Isso será muito importante para evitar que você acabe gastando dinheiro com algo que não vai de fato utilizar e vice-versa.

 Agora que já conhece quais os recursos de uma hospedagem, você poderá fazer a escolha mais consciente e mais adequada para o seu site. Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

[contact-form-7 404 "Not Found"]